Assim como o amendoim, a canela e as ostras, o chocolate é um alimento conhecido popularmente por ser afrodisíaco. Muitos parceiros apostam no doce como presente para estimular o desejo durante uma noite a sós, o que nos leva a pensar se esse alimento é mesmo afrodisíaco.
Embora o chocolate seja frequentemente associado a momentos românticos, existe uma grande dúvida sobre a sua relação com a sexualidade. Isso porque, na verdade, o responsável por esse efeito estimulante no organismo é o cacau.
Essa substância contém feniletilamina química, considerada um ativador da dopamina no cérebro, que é o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Além disso, um dos principais compostos presentes no cacau é a teobromina, um estimulante natural que tem ação semelhante a cafeína.
A combinação desses dois componentes desencadeia sensações de prazer e euforia, o que, naturalmente, desperta maior desejo sexual e contribui para um ambiente propício.
Uma pesquisa publicada pela revista científica South African Journal of Clinical Nutrition aponta que as substâncias consideradas estimulantes presentes no cacau influenciam diretamente nos níveis de serotonina e endorfina no cérebro, o que aumenta o bom humor e o impulso sexual.
No entanto, nem todos os tipos de chocolate podem ser considerados afrodisíacos, já que não possuem uma quantidade suficiente de cacau em sua composição. Ou seja, quanto mais cacau presente no chocolate, mais chances de potencializar os resultados estimulantes no corpo.
Por isso, dentre as opções existentes, o chocolate preto é considerado o mais afrodisíaco da lista, pela quantidade de cacau existente. Os tipos amargos são ainda melhores para despertar o desejo sexual, pois possuem menos gorduras e mais cacau, sendo então os ideais para o objetivo.
Agora que você já sabe os benefícios do chocolate para o sexo, é importante levar em consideração que esse alimento, assim como qualquer outro, deve ser consumido com moderação e não substitui as abordagens convencionais de qualquer tratamento. Por isso, se você está com baixo apetite sexual, entre em contato conosco e enfrente esse problema!